||||||

 

Quinta-feira, 11 de Setembro de 2008
CPU vs GPU

Há uns dia conversava com um amigo geek acerca das placas gráficas e porque é que os processadores, com tanto poder de processamento (alguns dos quais com vários núcleos) não substituíram as placas gráficas.
Ele explicou-me que o processador (CPU) e as placas gráficas (GPU) têm funções diferentes e funcionam de forma completamente diferente. O CPU processa os comando sequencialmente. A uma velocidade astronómica, mas sequencialmente. A GPU, por seu lado trabalha de forma concorrente, isto é: quando produz uma imagem, cria-a toda de uma vez, em vez de pixel a pixel como faria a CPU. Se for necessário produzir uma nova imagem, esta é criada de novo de uma só vez.
Assim se compreende o porquê de as placas de vídeo serem cada vez mais poderosas e trazerem cada vez mais memória dedicada. Quando compramos um computador novo devemos ter em atenção esse pormenor se vamos usar o computador com aplicações que dão muito uso à imagem (principalmente em movimento) como jogos, edição de vídeo, etc.

 


Mas a cereja no topo do bolo foi este vídeo do Youtube, produzido numa exposição da NVIDIA, uma das principais produtoras de placas gráficas, que explica essa diferença de uma maneira muito simples. Não se admirem se reconhecerem os dois senhores responsáveis pela experiência. Sim, são os Mythbusters!


assuntos: , ,

publicado por mrconguito às 19:37
link do post | mandar bitaites | favorito

.em destaque:

Transformações

 

Pocoyo

 

iPhone, um mês depois...

 


.pesquisar neste blogue
 
.Setembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Perfil
.Acompanha o Sítio do Conguito por e-mail

Coloca o teu endereço:

Enviado por FeedBurner

.Acompanha o Sítio do Conguito pelos Feeds
artigos
comentários
blogs SAPO

.subscrever feeds
.ligações
.fotos
www.flickr.com
Este é um módulo do Flickr que mostra as fotos públicas de Mr Conguito. Faça o seu próprio módulo aqui.

Creative Commons License Este blogue e todo o seu conteúdo está licenciado pela licença "Creative Commons 2.5".