||||||

 

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2008
Magalhães - quando chega?

Ao fim do segundo dia de formação estou quase morto...

As sessões têm sido intensivas, mal dando tempo sequer para almoçar. Mas agora já é possível ter uma ideia geral de como se irá processar a distribuição do Magalhães.

O processo de distribuição do Magalhães será faseado. Começa na próxima semana e deverá estar completo em Janeiro de 2009. As escolas que irão receber em primeiro lugar os computadores serão aquelas que já possuírem as infra-estruturas necessárias para a sua operacionalização: redes sem fios operacionais. Para a manutenção e criação de redes nas escolas do 1º Ciclo, o Ministério da Educação conta com a colaboração das autarquias.

 

Também na próxima semana iniciar-se-á o processo de venda do Magalhães ao público geral (Nas FNAC's). Contudo este equipamento não terá o mesmo software que a versão para o 1º Ciclo. Além disso será consideravelmente mais cara: cerca de 290 euros.

 

Um outro aspecto importante que virá com o Magalhães será a consequente formação para pais e professores. No fundo este encontro/apresentação no Porto serviu para preparar os coordenadores TIC para isso mesmo. Os Coordenadores TIC da zona centro e Sul que se preparem pois em breve irão receber as convocatórias para as suas formações.

 

O Magalhães não está associado a nenhum contrato de ligação à internet. A ligação à rede depende da escola e da possível ligação em casa. Está a ser pensada um protocolo de forma a que o acesso à Internet para os alunos, seja financiado, contudo ainda não é certo.

 

O Magalhães trará uma enorme revolução à sala de aulas do primeiro ciclo não só pelas potencialidades que traz para os alunos mas também pelas mudanças de estratégias de trabalho que trará aos professores e encarregados de educação.

De facto este parece ser um dos factores que mais fará mexer as pessoas à volta desta pequena máquina. Dezenas de horas de formação e preparação para professores e encarregados de educação serão necessárias para que o projecto sequer arranque.

 

Apesar de o computador contar com um conjunto de software bastante alargado de software previamente instalado, quer no Windows, quer no Caixa Mágica, penso que há muito trabalho a fazer na área da formação aos professores e dos pais.

Mais uma tarefa para o Coordenador TIC.

 

Há que vencer as dificuldades e os medos e ver o Magalhães cada vez mais como uma ferramenta de produtividade, aprendizagem e melhoramento na sala de aulas.

 

Bem , vou para a cama que estou estourado. Nos próximos dias vou publicando mais algumas novidades sobre o Magalhães.

______

P.S. Não, não trouxe um para casa. Eu bem queria, mas...

P.P.S. Meninos do 2º Ciclo, aguardem que haverá novidades para vocês muito em breve...



publicado por mrconguito às 21:27
link do post | mandar bitaites | favorito

10 comentários:
De Armindo a 18 de Setembro de 2008 às 10:37
Bem gostava de partilhar do seu optimismo. Infelizmente vê-se aqui o pensamento político àcerca da escola do 1.º ciclo: é-escolinha. Não lhe parece redutor? No meu tempo de criança brincava-se às-escolinhas. Por outro lado, e uma vez que não é objecto obrigatório e só de acesso gratuito a alguns, não estou a ver uma sala cheia de computadores como na publicidade da sua apresentação. Aliás, uma mãe de um aluno meu queria, quanto antes, esse objecto para o filho poder passar em casa o tempo.
Bom trabalho


De mrconguito a 18 de Setembro de 2008 às 10:50
Obrigado pelo comentário.

Não encaro o nome e-escolinha como redutor, mas como um diminutivo de afecto.
Penso que o preço é bastante em conta. Cerca de metade dos alunos tem escalão A ou B e terão o computador de borla ou pagarão 20 euros respectivamente. Os 50 euros pedidos aos restantes alunos parecem-me um investimento bastante aceitável para um computador que é para usar na escola e em casa ao longo da vida.


De Rita Ferreira a 19 de Setembro de 2008 às 19:14
Finalmente encontrei algo que explica melhor como funciona o programa Magalhães...
Sou professora de 1º ciclo numa escola particular e até agora não recebemos qualquer informação de como se processa este programa.
sabe-me informar se apenas está aberto para os alunos das escolas públicas?
se funcionar como o e-escolas primeiro abrem o programa para o público e só mais tarde para o particular...
obrigado desde já pela informação prestada


De mrconguito a 19 de Setembro de 2008 às 19:46
De acordo com as informações da DREN, o programa e-escolinhas apenas está disponível para o ensino público. Não há qualquer indicação acerca da abertura ao ensino privado.

Na próxima semana o Magalhães estará à venda nas lojas FNAC por cerca de 290 euros. Essas versões não trarão o mesmo software que a versão fornecida aos alunos do ensino público.


De Paula a 20 de Setembro de 2008 às 11:13
Gostei dessa parte da formação, que não tinha lido em mais lado nenhum, agora vamos lá ver como se vai fazer isso e quanto tempo dura etc etc etc. É que dar computadores como quem dá bolachas é um pouco... nem sei bem qual a palavra adequada. Ainda quanto à formação, sendo imprescindivel, parece-me uma tarefa para vários anos, falas de pais e professores de todo o país... eu conheço a realidade de um concelho e não tem sido nada fácil.


De mrconguito a 20 de Setembro de 2008 às 11:48
De tudo isto, a formação para pais e professores é a parte que mais me "assusta". Basicamente vai caindo tudo nos ombros de um par de pessoas no agupamento (Coordenador e equipa TIC) que serão as responsáveis por formar as pessoas e a cima de tudo por desmisticar o uso da tecnologia em ambientes educativos.


De Jaime a 7 de Outubro de 2008 às 11:30
Diga-me por favor se ao comprar o Magalhães (pago 50€) tenho automaticamente que contratualizar algum operador de internet. Qual será o melhor operador para o Magalhães?
Obrigado
Jaime


De mrconguito a 7 de Outubro de 2008 às 18:14
Não. A aquisição do Magalhães não obriga à contratualização do acesso à Internet. Essa contratualização é opcional.
Contudo terá de escolher um dos operadores (TMN, OPTIMUS; VODAFONE ou ZON) para lhe entregar o equipamento (através da escola).
Esta parte está a criar alguma confusão nos pais e nas escolas.
Como as empresas de telecomunicação estão envolvidas neste projecto (e-escolas, e-oportunidades, e-professor e e-escolinhas), a distribuição dos equipamentos tem de passar por elas. Os pais apenas se comprometem com as operadores se optarem por contratualizar um acesso à Internet.
Resta acrescentar que esta modalidade apenas está disponível para o e-escolinhas. Nos outros casos há uma obrigatoriedade de contratualizar o acesso à internet.


De João Silveira a 12 de Outubro de 2008 às 19:36
Anda tudo com a Euforia do MAgalhães, eu realmente já estive com um nas mãos e é um brinquedo engraçado para os miudos sem dúvida, mas aproveito para deixar uma questão pertinente... O PC trás uma etiqueta da Licenca do Windows XP, mas engraçado que não vi nenhuma forma de criar os cd's de recuperação, nem os próprios cd's dentro da Caixa... Então e mais tarde como é quando for preciso instalar ??? Leva-se ao distribuidor e paga-se o que eles quiserem ??? Acho que realmente é um bom negócio... Para eles... Como técnico de Informática, sei qual é a solução, que passa por criar logo de INICIO uma imagem do próprio disco para um dia mais tarde repor tal e qual estava, e com a mesma licenca válida, caso o software se estrague... Se quiserem mais informações, contactem-me por e-mail... joaosilveira@sapo.pt


De mrconguito a 12 de Outubro de 2008 às 20:32
O processo de recuperação dos sistemas operativos será feito de forma diferente.

No caso do Linux Caixa Mágica Mag, há uma opção no arranque que permite a restauração do sistema nas suas configurações iniciais através do disco.
No caso do Windows XP o processo será feito através de uma pen USB.

Essas "manutenções" serão feitas pela escola, provavelmente através do Coordenador TIC e não trazem nenhum encargo para as famílias.
Convém não esquecer que o Magalhães não traz uma drive de CD. Não reparou nisso quando esteve com ele?


mandar bitaites

.em destaque:

Transformações

 

Pocoyo

 

iPhone, um mês depois...

 


.pesquisar neste blogue
 
.Setembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Perfil
.Acompanha o Sítio do Conguito por e-mail

Coloca o teu endereço:

Enviado por FeedBurner

.Acompanha o Sítio do Conguito pelos Feeds
artigos
comentários
blogs SAPO

.subscrever feeds
.ligações
.fotos
www.flickr.com
Este é um módulo do Flickr que mostra as fotos públicas de Mr Conguito. Faça o seu próprio módulo aqui.

Creative Commons License Este blogue e todo o seu conteúdo está licenciado pela licença "Creative Commons 2.5".