Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Análise ao Magalhães (parte 3)

23.09.08

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

 

Avaliação Global:
Esta primeira versão do Classmate PC português é uma lufada de ar fresco nas salas do 1º Ciclo.
Com um preço de aquisição a atingir o máximo de 50 euros é inegável que deve fazer parte da lista de material escolar para as nossas crianças. Relativamente ao hardware, nota-se que a INTEL prestou atenção a pormenores muito importantes como a facilidade de uso e a resistência do equipamento às quedas e aos líquidos. O Magalhães é um computador para ser usado em casa e na sala de aulas e também no exterior, sendo o companheiro ideal para saídas de campo e até visitas de estudo.

A pega superior coberta com um tecido almofadado que pode ser lavado e os plásticos que protegem a máquina são uma boa ideia e ajudarão certamente no transporte e protecção do computador. As cores foram bem escolhidas, em particular as do teclado que permitem visualizar as diferentes opções e funções das teclas.


Relativamente ao software, a diferença entre as duas ofertas de sistema operativo é assinalável. O Windows XP, bastante mais "maduro" e conhecido oferece um conjunto mais consistente de software capaz de agradar tanto às crianças como aos pais e professores. Pelo seu lado, o Caixa Mágica 12 Mag ainda se mostra um pouco inconsistente na oferta de software. Existe uma grande oferta de jogos, mas ao nível de programas educativos, o que existe é a oferta internacional já presente noutras distribuições e parece-me não existir uma comunidade à volta do software para o 1º Ciclo capaz de desenvolver novo software para a língua e cultura portuguesa. Além disso a forma como foi implementada a gestão e administração do próprio sistema a curto prazo irá afastar os utilizadores menos "técnicos" já que o Windows XP se encontra mesmo ali ao lado.


O projecto e-escolinha foi pensado não só para as crianças mas também para os pais e encarregado de educação. Com este computador muitas famílias terão acesso, pela primeira vez, a um equipamento informático em casa capaz de os abrir ao mundo e de nivelar as oportunidades de aprendizagem na escola.
A comunicação entre os alunos, entre os alunos e o professor e entre o professor e os encarregados de educação também sairão fortemente impulsionadas. Contudo, todos estes benefícios estão dependentes de um conjunto de factores que ainda não estão atingidos. Tanto aos pais como aos professores é necessário fazer formação e sensibilização para a utilização do Magalhães em contextos educativos e pedagógicos. Os próximos meses serão importantíssimos para se aferir como será feita essa adesão ou não ao projecto e-escolinha.
 

Imagens:

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De paulo rodrigues a 29.01.2009 às 16:22

O dual boot não funciona em SO predefinido, mesmo utilizando esse menú a que faz referência ou seja, não é possível a predefinição, confirmado pela própria J. P. Sá Couto e testado por mim... o engraçado é que eles sabiam da existência do bug! Não considera um bug? Então o meu filho tem que andar com o cursor no teclado à direita, nem é no rato, para definir o SO, sem saber ler, existindo a possibilidade de formatar o partição C:\ que foi o que aconteceu! O engraço é a reposição só trazer o Windows e o Office.. O snr. não considera importante uma firewall? Bom, deve estar a acreditar no Control Parental... Então não se deve actualizar o Windows no Magalhães em sua opinião.... browser IE 6 cheio de falhas criticas... se alguém me diz que um pc não precisa de uma firewall e este vai ser ligado à internet, julgo que nem vou dizer mais nada em relação este aplicativo. Só lhe posso dizer, depois de instalar uma firewall no Magalhães, imediatamente este aplicativo me informou de intrusões...
O Avast é bom sim, até é o que uso. O que lá vem instalado, para além da base de dados de virús, naturalmente desactualizada, também a versão o está. É preciso actualizar e ficar exposto, daí a firewall...
As actualizações de segurança para o Windows criaram outra situação: a partição onde este está alojado ficou com um espaço livre de 6gb, muito pouco a meu ver. Nem sei para que existe a partição D:\ com 4gb mas enfim... A meu ver, dadas as limitações do HD no que concerne ao tamanho, o Magalhães só deveria trazer um SO, ou Linux ou Windows. A J. P. Sá Couto recusa-se a me fazer o favor de formatar o pc só com o Windows. Estou a pensar em formatar o pc através de uma unidade de cd-rom externa mas parece ser impossível, pois as teclas F8, F9 e F10 não me permitem aceder ao Bios.... talvez o Partition Magic faça "magia". Não possui nenhuma dica? Isto não é nenhum "tabu" julgo eu. Sabe se existe algum sitio onde possa descarregar as aplicações do e.escolinhas para Windows?
Cumprimentos.
Imagem de perfil

De mrconguito a 29.01.2009 às 22:39

tal como disse, nunca testei a hipótese de pré-definição do boot.
Não penso que seja muito complicado ensinar uma criança a escolher o sistema operativo. Na Escola digo aos miúdos para escolher a 2ª ou 3ª opção. É certo que algumas das opções apontam para a formatação e reinstalação do sistema operativo, mas essa acção não é imediata.
Em relação ao facto de, depois de formatado, o Windows não trazer todas as aplicações, foi-me explicado que se deve ao caso de as aplicações (diciopédia, etc...) ocuparem demasiado espaço no disco (na partição de restauro, escondida). Para resolver essa situação desloque-se à sede do agrupamento e peça ajuda ao seu Coordenado TIC. Lá estará disponível (em algumas) uma pen de reposição que conta com esses programas.
Eu penso que a firewall do windows é suficiente, juntamente com um bom antivírus e com o sistema actualizado. Para mim as actualizações do Windows são obrigatórias. Em relação ao browser, recomendo o Firefox e o Safari. Internet Explorer é que não.
A partição D: serve para partilhar os dados entre o Linux e o Windows e serve perfeitamente para guardar os documentos de trabalho dos alunos. Este é um computador de trabalho. Não é para editar vídeo, nem outras tarefas que exijam grande poder de processamento ou armazenamento. Além disso as pens e os cartões de memória (o Magalhães traz um leitor) são bem baratos.
Se quiser formatar o Magalhães e usar o espaço em disco do Linux para o Windows há várias aplicações, mas penso que tal até é possível fazer dentro do Windows com a ferramenta "Gestão de Discos", presente no "Painel de Controlo" > "Ferramentas Administrativas". Nem precisa de uma drive de CD's.
Tal como lhe disse anteriormente, em relação às aplicações do e-escolinhas, o melhor é pedir ajuda ao Coordenador TIC. Pois se descarregar as aplicações pela net, estas não se encontram licenciadas.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2007
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D

subscrever feeds