Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Análise ao Magalhães (parte 3)

23.09.08

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

 

Avaliação Global:
Esta primeira versão do Classmate PC português é uma lufada de ar fresco nas salas do 1º Ciclo.
Com um preço de aquisição a atingir o máximo de 50 euros é inegável que deve fazer parte da lista de material escolar para as nossas crianças. Relativamente ao hardware, nota-se que a INTEL prestou atenção a pormenores muito importantes como a facilidade de uso e a resistência do equipamento às quedas e aos líquidos. O Magalhães é um computador para ser usado em casa e na sala de aulas e também no exterior, sendo o companheiro ideal para saídas de campo e até visitas de estudo.

A pega superior coberta com um tecido almofadado que pode ser lavado e os plásticos que protegem a máquina são uma boa ideia e ajudarão certamente no transporte e protecção do computador. As cores foram bem escolhidas, em particular as do teclado que permitem visualizar as diferentes opções e funções das teclas.


Relativamente ao software, a diferença entre as duas ofertas de sistema operativo é assinalável. O Windows XP, bastante mais "maduro" e conhecido oferece um conjunto mais consistente de software capaz de agradar tanto às crianças como aos pais e professores. Pelo seu lado, o Caixa Mágica 12 Mag ainda se mostra um pouco inconsistente na oferta de software. Existe uma grande oferta de jogos, mas ao nível de programas educativos, o que existe é a oferta internacional já presente noutras distribuições e parece-me não existir uma comunidade à volta do software para o 1º Ciclo capaz de desenvolver novo software para a língua e cultura portuguesa. Além disso a forma como foi implementada a gestão e administração do próprio sistema a curto prazo irá afastar os utilizadores menos "técnicos" já que o Windows XP se encontra mesmo ali ao lado.


O projecto e-escolinha foi pensado não só para as crianças mas também para os pais e encarregado de educação. Com este computador muitas famílias terão acesso, pela primeira vez, a um equipamento informático em casa capaz de os abrir ao mundo e de nivelar as oportunidades de aprendizagem na escola.
A comunicação entre os alunos, entre os alunos e o professor e entre o professor e os encarregados de educação também sairão fortemente impulsionadas. Contudo, todos estes benefícios estão dependentes de um conjunto de factores que ainda não estão atingidos. Tanto aos pais como aos professores é necessário fazer formação e sensibilização para a utilização do Magalhães em contextos educativos e pedagógicos. Os próximos meses serão importantíssimos para se aferir como será feita essa adesão ou não ao projecto e-escolinha.
 

Imagens:

Autoria e outros dados (tags, etc)


24 comentários

Imagem de perfil

De Manuel Anastácio a 23.09.2008 às 21:54

Ideal para visitas de estudo? Como assim? Podia ser um pouco mais explícito e explicar como é que os alunos vão com um portátil atrás para uma visita de estudo?

Um portátil ainda não é (em termos de peso) um caderno....
Imagem de perfil

De mrconguito a 23.09.2008 às 22:23

por exemplo: numa ida a um museu os alunos podem levar um portátil por cada grupo de trabalho (um por aluno não é muito prático pois eles não são propriamente leves) e fazer vários tipos de registos (video ou audio). Esses registos podem ser muito facilmente partilhados entre eles, mais tarde, para completar os trabalhos.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2007
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D