Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Magalhães - ponto de situação.

25.10.08

Há cerca de duas semanas que o nosso agrupamento se encontra "pronto" para receber os códigos para pedir os computadores Magalhães.

Dizer que andamos um pouco abandonados neste processo é um eufemismo. As (poucas) informações de carácter oficial, quando chegam, são sintéticas ao ponto de apontarem para o sítio www.escolinhas.gov.pt que já não é actualizado desde que foi criado. Depois aparecem uns emails com informação telegráfica "só para os professores não dizerem que não sabem". Há ainda o caricato episódio da semântica do Ministério da Educação. A pouca informação tem chegado via plataforma MISI. Esta semana chegaram mais novidades acerca de como o processo se irá desenrolar. Ao fim de várias semanas já se sabe como o processo se irá desenrolar nas escolas.

De acordo com a informação do Ministério da Educação, o professor e a escola devem seguir os seguintes passos:

- Informar os encarregados de educação sobre o programa e-escolinha.

- Entregar aos encarregados de educação os documentos para adesão ao programa e-escolinha (ficha de inscrição e termo de responsabilidade) e esclarecer os modos de preenchimento.

- Realizar a inscrição dos alunos no sítio da Internet do e-escolinha, após a devolução pelos encarregados de educação dos documentos devidamente preenchidos.

- Verificar a veracidade dos dados sobre os alunos no sistema MISI e corrigí-los, caso se verifique alguma discrepância.

- Aguardar e verificar, através do sítio da Internet do programa e-escolinha, a data de entrega dos computadores Magalhães na escola, indicada pelos operadores.

- Assinalar no sistema que formam efectuados os pagamentos dos computadores pelos encarregados de educação, para que possam ser emitidos os recibos/facturas.

- Receber dos operadores os computadores Magalhães e distribuí-los pelos alunos.

- Receber dos operadores os recibos/facturas e entregá-los aos encarregados de educação.

-Estabelecer as regras para a utilização do computador em sala de aula e informar os encarregados de educação.

 

Relativamente ao Coordenador TIC, há algumas tarefas que são da sua responsabilidade:

- Apoiar os professores do 1º Ciclo na utilização do Magalhães.

- Identificar necessidades de formação.

- Integrar o Magalhães no projecto educativo da escola.

- Resolver problemas técnicos.

 

Agora vamos enviar mais papeis para casa, talvez fazer mais reuniões de pais e aguardar...

Só queria saber como é que, tanto os professores titulares de turma como os coordenadores TIC, irão conseguir tempo para fazer tudo isto sem prejudicar o tempo que passam com os alunos a ... ensinar!

_____

ACTUALIZAÇÃO (27/Out/2008) :

Os códigos para os professores fazerem a inscrição dos seus alunos já se encontram disponíveis na plataforma MISI.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Paula a 26.10.2008 às 19:57

já estou a ficar farta do dito navegador, ainda acho uma boa ideia mas começo a ficar farta.
Já agora posso perguntar como vão os coordenadores TIC apoiar os professores do 1º Ciclo na utilização do Magalhães? Não sendo coordenadora TIC mas sabendo a falta de formação de grande parte dos professores do 1.º ciclo acho essa tarefa muito muito complicada.
desejo-hes bom trabalho.
Imagem de perfil

De mrconguito a 26.10.2008 às 20:38

Obrigado Paula.
No meu agrupamento, vejo a situação um pouco complicada, mas noutros de dimensão maior aquilo vai ficar bem "cabeludo". Cá, como as escolas até são próximas, vamos fazer um acompanhamento de "proximidade" e uma formação ao longo do ano.

Sempre achei que o maior desafio que o Magalhães iria trazer às escolas era a formação aos pais e professores.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2008
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2007
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D