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deambulações pela net, palavras, imagens, sons, coisas estranhas... enfim, eu.
Há cerca de duas semanas que o nosso agrupamento se encontra "pronto" para receber os códigos para pedir os computadores Magalhães.
Dizer que andamos um pouco abandonados neste processo é um eufemismo. As (poucas) informações de carácter oficial, quando chegam, são sintéticas ao ponto de apontarem para o sítio www.escolinhas.gov.pt que já não é actualizado desde que foi criado. Depois aparecem uns emails com informação telegráfica "só para os professores não dizerem que não sabem". Há ainda o caricato episódio da semântica do Ministério da Educação. A pouca informação tem chegado via plataforma MISI. Esta semana chegaram mais novidades acerca de como o processo se irá desenrolar. Ao fim de várias semanas já se sabe como o processo se irá desenrolar nas escolas.
De acordo com a informação do Ministério da Educação, o professor e a escola devem seguir os seguintes passos:
- Informar os encarregados de educação sobre o programa e-escolinha.
- Entregar aos encarregados de educação os documentos para adesão ao programa e-escolinha (ficha de inscrição e termo de responsabilidade) e esclarecer os modos de preenchimento.
- Realizar a inscrição dos alunos no sítio da Internet do e-escolinha, após a devolução pelos encarregados de educação dos documentos devidamente preenchidos.
- Verificar a veracidade dos dados sobre os alunos no sistema MISI e corrigí-los, caso se verifique alguma discrepância.
- Aguardar e verificar, através do sítio da Internet do programa e-escolinha, a data de entrega dos computadores Magalhães na escola, indicada pelos operadores.
- Assinalar no sistema que formam efectuados os pagamentos dos computadores pelos encarregados de educação, para que possam ser emitidos os recibos/facturas.
- Receber dos operadores os computadores Magalhães e distribuí-los pelos alunos.
- Receber dos operadores os recibos/facturas e entregá-los aos encarregados de educação.
-Estabelecer as regras para a utilização do computador em sala de aula e informar os encarregados de educação.
Relativamente ao Coordenador TIC, há algumas tarefas que são da sua responsabilidade:
- Apoiar os professores do 1º Ciclo na utilização do Magalhães.
- Identificar necessidades de formação.
- Integrar o Magalhães no projecto educativo da escola.
- Resolver problemas técnicos.
Agora vamos enviar mais papeis para casa, talvez fazer mais reuniões de pais e aguardar...
Só queria saber como é que, tanto os professores titulares de turma como os coordenadores TIC, irão conseguir tempo para fazer tudo isto sem prejudicar o tempo que passam com os alunos a ... ensinar!
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ACTUALIZAÇÃO (27/Out/2008) :
Os códigos para os professores fazerem a inscrição dos seus alunos já se encontram disponíveis na plataforma MISI.