||||||

 

Terça-feira, 24 de Agosto de 2010
Carta Aberta

Uma palavra de agradecimento não chega para demonstrar todo o apreço que temos pelo Padre António Salvador Cabral.

Se a paróquia de Nine foi levada tão longe, a tantas terras, se nestes últimos anos evoluiu tanto, tudo isso se deve ao empenho do Padre Salvador Cabral.

Pe. Salvador Cabral

Quando ele chegou à nossa paróquia, em meados dos anos noventa, iniciou um processo de organização e melhoria que durante muitos anos serão visíveis por todos aqueles que vivem e passam pela nossa paróquia.
Muitas organizações da nossa paróquia e dos arredores devem a sua criação e existência ao Padre Salvador Cabral e ao seu esforço e dedicação. O Agrupamento de Escuteiros de Nine, o Grupo de Jovens, os Catequistas, a Conferência Vicentina de Nine e o Grupo do Salão-Convívio dos Idosos são exemplos disso mesmo.

O gosto pela protecção do ambiente e da natureza nunca foi esquecido e frequentemente éramos lembrados da protecção ambiental nas suas homilias e vimos o seu meritório empenho ambiental na criação da associação local “Amigos do Rio Este”. As missas campais e os festivais musicais no rio Este também são um excelente exemplo da educação ambiental que quis fazer.
As organizações da paróquia que já existiam como as confrarias e a comissão fabriqueira em muito devem ao trabalho incansável do Sr. Padre. Foi graças a ele que elas se mantiveram como organizações de referência na paróquia.  

Duas grandes paixões, para além do serviço ao próximo, identificamos no nosso saudoso pároco: a escrita e as artes. Como exemplo da primeira temos as dezenas de livros escritos, as dezenas de revistas editadas (a grande maioria sobre a nossa paróquia) e as centenas de boletins paroquiais escritos ao longo da sua paroquialidade em Nine. Como exemplo da sua paixão pelas artes recordamos as incontáveis músicas escritas para os vários grupos corais da paróquia, as dezenas de registos musicais (cassetes e CDs) editados e os festivais organizados. De facto, quando chegou a Nine apenas havia um grupo coral organizado, agora há uma mão cheia deles (Grupo Coral Litúrgico, Grupo Coral Bíblico, Grupo Coral Infantil, Grupo Coral dos Escuteiros e o Grupo Coral do Grupo de Jovens), sem contar com outros grupos que apoiou como o do Rancho Folclórico.

O Sr. Padre António Salvador Cabral sempre foi um fervoroso lutador pelas liberdades do indivíduo, em particular pela liberdade de expressão. Ele próprio sempre manifestou a sua opinião sobre os assuntos mais pertinentes e importantes. Escreveu livros, concedeu entrevistas a jornais, revistas, rádios e televisões e sempre sem “papas na língua”. Tal facto trouxe-lhe alguns dissabores, em particular as suas opiniões políticas. Contudo, achamos que sempre soube “separar as águas”, deixando a religião para os crentes e a política para os homens.
Quando assumiu a nossa paróquia, o Padre Cabral iniciou um processo de dinamização dos paroquianos como há muito não se via. Organizou semanas de reflexão bíblica, de formação para leigos e para os ministros da comunhão na paróquia e em muitas terras vizinhas. Graças ao seu trabalho e dedicação muitos de nós podemos dizer que nos sentimos mais participantes e membros vivos da Igreja.

A doença veio roubar-nos de forma crua e dura a sua presença entre nós, mas o trabalho que fez criou profundas raízes que não podem ser arrancadas dos nossos corações nem das gerações vindouras. Temos muita pena pela forma menos boa como foi conduzida a sua sentida substituição, mas garantimos que as suas sementes darão origens a árvores frutuosas cuidadas por aqueles que muito lhe têm a agradecer.

 

Muito ainda ficou por recordar e reconhecer, mas acreditamos que no seu coração e de todos aqueles que oram por si tais feitos não serão esquecidos.

 

[Publicado e em publicação em vários órgãos de comunicação social locais]



publicado por mrconguito às 11:16
link do post | mandar bitaites | favorito

5 comentários:
De ocondutor a 24 de Agosto de 2010 às 22:57
Até custa recuar no tempo e lembrar como era a vida da paróquia e a vida da nossa aldeia antes da chegada do Pe Salvador Cabral. Para além da vida religiosa, foi a vida da comunidade que se transformou, modernizou e cresceu com as suas ideias, exemplos e sugestões. A todos deu espaço, a todos incluiu, a todos trouxe uma alegria de vida que começou na igreja e se estendeu ao resto das nossas vidas.
Os agradecimentos fazem-se em qualquer altura, este acontece num momento menos feliz, esperemos ter outros melhores.
Obrigado


De mrconguito a 25 de Agosto de 2010 às 00:06
E é nestas alturas em que o reconhecimento é mais necessário


De Goretti cruz a 20 de Setembro de 2010 às 22:48
Não sendo eu de Nine ,mas faço das palavras do povo de Nine as nossas palavras de agradecimento ,poix com o povo desta freguesia, Arnoso Santa Eulália, fez exactamente o mesmo,conseguiu inovar,levou muita juventude há igreja,e não só...mts outras coisas +...um nosso muito obrigado e que descanse em paz....


De Carmen Barbosa a 20 de Setembro de 2010 às 23:18
Quando soube da noticia entristeceu-me profundamente...

Durante alguns anos tive oportunidade de privar algumas vezes com o sr.Padre,por questões ligadas à paróquia,enquanto membro do grupo de escuteiros de Nine.Desde que o conheci,desde logo percebi que era um homem do mundo,com uma mente e pensamento aberto.A sua chegada a esta paróquia,trouxe consigo uma lufada de ar fresco,em termos de dinamismo e vontade de mudar..e conseguiu fazê-lo...As sua sementes deram frutos,conseguiu trazer mais jovens,para o culto religioso,consegui trazer mais sorrisos,através da cultura musical...Espero que neste momento o sr padre,se encontre num mundo melhor e com paz...tenho pena de não ter tido oportunidade de o ver nos últimos dias da sua vida...por isso deixo aqui este pequeno tributo...Descanse em paz!!!!


De Lígia Sá a 14 de Dezembro de 2010 às 14:56
Agradeço tudo o que ele fez pela paróquia e o pelas pessoas. Para mim ele é um amigo a recordar sempre com um enorme reconhecimento por tudo o que ele me fez evoluir como pessoa humana.


mandar bitaites

.em destaque:

Transformações

 

Pocoyo

 

iPhone, um mês depois...

 


.pesquisar neste blogue
 
.Setembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Perfil
.Acompanha o Sítio do Conguito por e-mail

Coloca o teu endereço:

Enviado por FeedBurner

.Acompanha o Sítio do Conguito pelos Feeds
artigos
comentários
blogs SAPO

.subscrever feeds
.ligações
.fotos
www.flickr.com
Este é um módulo do Flickr que mostra as fotos públicas de Mr Conguito. Faça o seu próprio módulo aqui.

Creative Commons License Este blogue e todo o seu conteúdo está licenciado pela licença "Creative Commons 2.5".