Sábado, 21 de Junho de 2008
Software livre nas escolas: distribuições gratuitas

No mundo do software livre, as distribuições gratuitas são importantes aplicações pois permitem, com uma instalação ter um computador completamente funcional e operacional ao fim de alguns minutos.

 

Baseadas no sistema unix (são diferentes versões linux) que se encontram especialmente vocacionadas para a educação. Estas distribuições possuem muitos programas específicos para a educação e muitas vezes encontram-se optimizadas para as redes internas das escolas.

 

Actualmente, as principais ditribuições possuem versões específicas para as escolas e oferecem os seus CD's a quem os pedir. Todas elas estão disponíveis em português de Portugal e podem ser instaladas ou mesmo testadas a partir do CD fornecido ou da imagem descarregada no seu sítio.

 

Edubuntu

Baseado no conhecido ubuntu, esta distribuição partilha o mesmo repositório e tem um sistema de instalção muito fácil de completar. Praticamente toda traduzida para o nosso português é uma excelente alternativa ao Windows que podemos usar nas nossas escolas.

http://www.edubuntu.org

 

 

openSUSE Education

A versão para educação do Open SUSE traz muitos programas para os alunos e professores bem como um conjunto de aplicações que podem ser instaladas nos servidores e que os professores já devem conhecer como o Koha e o OpenBiblio (gestão de bibliotecas) e o Moodle (plataforma de e-learning). Tal como as outras distribuições, partilha os repositórios com a distribuição-mãe.

http://en.opensuse.org/Education

Podem encontrar mais informação no sítio do software livre nas escolas em http://www.escolaslivres.org/?q=node/107.



publicado por mrconguito às 10:57
link do post | mandar bitaites | favorito

.pesquisar neste blogue
 
.Setembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


blogs SAPO
.subscrever feeds