Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o sítio do conguito

deambulações pela net, palavras, imagens, sons, coisas estranhas... enfim, eu.

No mundo do software livre, as distribuições gratuitas são importantes aplicações pois permitem, com uma instalação ter um computador completamente funcional e operacional ao fim de alguns minutos.

 

Baseadas no sistema unix (são diferentes versões linux) que se encontram especialmente vocacionadas para a educação. Estas distribuições possuem muitos programas específicos para a educação e muitas vezes encontram-se optimizadas para as redes internas das escolas.

 

Actualmente, as principais ditribuições possuem versões específicas para as escolas e oferecem os seus CD's a quem os pedir. Todas elas estão disponíveis em português de Portugal e podem ser instaladas ou mesmo testadas a partir do CD fornecido ou da imagem descarregada no seu sítio.

 

Edubuntu

Baseado no conhecido ubuntu, esta distribuição partilha o mesmo repositório e tem um sistema de instalção muito fácil de completar. Praticamente toda traduzida para o nosso português é uma excelente alternativa ao Windows que podemos usar nas nossas escolas.

http://www.edubuntu.org

 

 

openSUSE Education

A versão para educação do Open SUSE traz muitos programas para os alunos e professores bem como um conjunto de aplicações que podem ser instaladas nos servidores e que os professores já devem conhecer como o Koha e o OpenBiblio (gestão de bibliotecas) e o Moodle (plataforma de e-learning). Tal como as outras distribuições, partilha os repositórios com a distribuição-mãe.

http://en.opensuse.org/Education

Podem encontrar mais informação no sítio do software livre nas escolas em http://www.escolaslivres.org/?q=node/107.