Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

o sítio do conguito

deambulações pela net, palavras, imagens, sons, coisas estranhas... enfim, eu.

16 Set, 2008

Open DNS

Sempre que usamos a internet estamos a usar o DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios). De uma forma muito simplista, o DNS é o sistema que traduz os endereços que nós colocamos pelo código numérico (IP) referente ao computador onde está alojado o servidor em questão. Podem imaginá-lo como uma gigantesca edição das páginas amarelas que sabe o endereço de toda a gente.

Por exemplo, se escreverem na barra de endereço 213.13.146.140 ou www.sapo.pt, irão ter ao mesmo sítio: à página do SAPO.

 

Existem cerca de 12 servidores DNS principais em todo o mundo. Se eles falhassem, não haveria internet. Claro que estes são apoiados por centenas de outros (secundários) espalhados por todo o mundo.

Os principais fornecedores de acesso à internet também têm serviços de DNS e normalmente configuram os routers dos clientes para os usarem. Só que muitas vezes esses servidores não são os mais seguros e até já me aconteceu ver a minha ligação a ser "desviada" para uma página de erro do meu fornecedor de acesso à Internet. Isso não é nada bom pois não temos controlo sob a nossa navegação.

 

Há uns anos, descobri então o OpenDNS.

O Open DNS faz o que todos os servidores de DNS fazem e mais algumas coisas. A ver:

- A navegação é mais rápida.

- É possível definir critérios de utilização como páginas ou conteúdos "proibidos" (óptimo para os miúdos lá em casa).

- É possível receber relatórios acerca da utilização da Internet por todos os computadores da rede.

- Podemos "controlar" mais de uma dezena de redes.

- É grátis!

 

A única diferença que notamos são um blocos de publicidade que aparecem sempre que fazemos pesquisas. Algo a que já estamos habituados com o Google.

 

Para instalar basta mudar o endereço do nosso servidor de DNS pelo endereço do OpenDNS.

Isso pode ser feito em cada computador no Painel de Controlo -> Propriedades da rede -> Propriedades do protocolo TCP-IP -> Geral (no Windows XP ou Vista); ou em Preferências do Sistema -> Rede -> Dispositivo de rede -> Avançadas -> DNS (no Mac OS 10.5). Mas será mais simples se for feito no próprio router. Aí basta fazer a operação uma vez que esta fica disponível para todos os computadores da rede.

 

Para mais informações consultem a página do projecto em www.opendns.com.

Já agora os endereços dos "nemeservers" principal e secundários, repectivamente, do OpenDNS são 208.67.222.222 e 208.67.220.220.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.