Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

o sítio do conguito

deambulações pela net, palavras, imagens, sons, coisas estranhas... enfim, eu.

11 Set, 2008

CPU vs GPU

Há uns dia conversava com um amigo geek acerca das placas gráficas e porque é que os processadores, com tanto poder de processamento (alguns dos quais com vários núcleos) não substituíram as placas gráficas.
Ele explicou-me que o processador (CPU) e as placas gráficas (GPU) têm funções diferentes e funcionam de forma completamente diferente. O CPU processa os comando sequencialmente. A uma velocidade astronómica, mas sequencialmente. A GPU, por seu lado trabalha de forma concorrente, isto é: quando produz uma imagem, cria-a toda de uma vez, em vez de pixel a pixel como faria a CPU. Se for necessário produzir uma nova imagem, esta é criada de novo de uma só vez.
Assim se compreende o porquê de as placas de vídeo serem cada vez mais poderosas e trazerem cada vez mais memória dedicada. Quando compramos um computador novo devemos ter em atenção esse pormenor se vamos usar o computador com aplicações que dão muito uso à imagem (principalmente em movimento) como jogos, edição de vídeo, etc.

 


Mas a cereja no topo do bolo foi este vídeo do Youtube, produzido numa exposição da NVIDIA, uma das principais produtoras de placas gráficas, que explica essa diferença de uma maneira muito simples. Não se admirem se reconhecerem os dois senhores responsáveis pela experiência. Sim, são os Mythbusters!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.