Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o sítio do conguito

deambulações pela net, palavras, imagens, sons, coisas estranhas... enfim, eu.

Tal como já havia escrito por aqui, na sexta-feira estive em Braga a participar no Encontro sobre Web 2.0 no Ensino promovido pela Universidade do Minho.

 

Foi um dia bem passado na companhia de amigos e colegas que já não via há alguns tempos e onde aprendi e descobri novas ferramentas para usar na escola e não só.

 

O Encontro contou com uma série de conferências e acima de tudo com workshops práticas para uma mão cheia de aplicações da Web 2.0.

A mim coube-me participar na workshop das ferramentas Google (Docs, Spreadsheet, Presentation e Google Pages).

Gostei. Apesar de haver alguns problemas técnicos (a rede estava constantemente a falhar) lá conseguimos explorar o pacote de produtividade do Google. Contudo, a ferramenta que queria conhecer melhor: o Google Sites ficou de fora pois não tivemos tempo para ela.

 

As sessões, umas mais monótonas que outras, foram interessantes e deu para descobrir que já há bastantes colegas que usam a web em contextos educativos e muitos mais que estão sensibilizados para ela também.

 

Foi também a altura para prever e preparar novos projectos que em breve poderão começar a ver luz do dia.

 

Uma das melhores surpresas foi o livro que todos os participantes puderam trazer para casa. Um manual de ferramentas Web 2.0 para professores. Editado pela equipa que esteve por trás desde encontro e dos workshops e com a colaboração da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), este manual deveria ser obrigatório em todas as bibliotecas escolares!

Mas não desanimem, um passarinho contou-me que é capaz de estar disponível gratuitamente no sítio da DGIDC dentro em breve.

 

Uma outra boa surpresa foi a de uma colega que veio apresentar o trabalho que é feito na Madeira na área das TIC. Realmente aquilo funciona muito bem!

Um Coordenador TIC por cada escola. Sim, leram bem: "um Coordenador TIC por escola"! E todos a trabalhar em equipa com vários projectos a serem apoiados pela secretaria regional de educação.

Para conhecer melhor o trabalho realizado na Madeira dêem um saltinho a www.educatic.info e vejam.