Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o sítio do conguito

deambulações pela net, palavras, imagens, sons, coisas estranhas... enfim, eu.

07 Set, 2009

As lagoas

Este fim-de-semana voltei ao Alto Minho.

 

Eu e ELA não sabíamos onde iríamos refrescar a cabeça, apenas tínhamos uma vontade encontrar um local calmo, fresquinho e agradável.

 

A escolha caiu sobre as "lagoas verdes" no rio Froufe, junto ao parque de Campismo em Entre-Ambos-os-Rios (Ponte da Barca).

Chegamos lá pouco depois das 14 horas e ao fim de muito pouco tempo estávamos dentro de água. A água, límpida como há muito não via, estava bem menos fria que o esperado. Talvez devido ao facto de haver um pequeno espelho de água e de as águas correrem devagar sob o Sol escaldante, deliciámo-nos sob a sombra das árvores e em cima das rochas molhadas.

Todo o fundo das lagoas é de rocha lisa e... escorregadia. A maioria dos lugares têm pouco mais de um metro de profundidade mas existem alguns poços facilmente visíveis com pouco mais de 2 metros de profundidade a convidar ao mergulho mais aventureiro.

 

Foi uma oportunidade de ouro para usar os óculos e o tubo de mergulho e explorar esta piscina natural. Há dezenas de pequenos peixinhos a passear por todo o lado, algumas plantas subaquáticas e folhinhas a flutuar...

 

À volta apenas se ouvia o barulho dos pássaros e do vento a mexer nas árvores.

 

É uma pena que aqui por Famalicão este tipo de rios seja uma miragem...

Recomendo e desconfio que ainda lá volto este ano...

 

_____

P.S. No Domingo não resistimos e fomos a correr para lá outra vez... Que maravilha!!!