Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

o sítio do conguito

deambulações pela net, palavras, imagens, sons, coisas estranhas... enfim, eu.

Desde que estou responsável pelos computadores do meu agrupamento este tem sido um dos meus maiores desafios!

Contudo é muito complicado por um lado ter os computadores sempre operacionais e por outro lado permitir ao utilizador casual o acesso a muitas opções que a médio e longo prazo irão degradar a performance da máquinas. Um exemplo disso é a instalação de software. Nas nossa máquinas, os utilizadores não têm permissões para instalar software. Isso é bom porque impede que vírus, e spyware se instalem nos sistemas, mas também tem a condicionante de me obrigar a ter instalar (por vezes individualmente), o software necessário.



Para tentar resolver esse problema a Microsoft lançou recentemente um programa gratuito que protege todo o sistema durante a utilização por múltiplos utilizadores.

O Windows Steady State é o produto de vários anos de trabalho da equipa que desenvolveu o Windows XP (anteriormente era conhecido como Windows Shared Toolkit). Actualmente funciona apenas em computadores com Windows XP, contudo existe uma versão beta que já suporta o Windows Vista.

O programa exige pelo menos 128 MB de RAM e 1,5 GB de espaço livre em disco e uma partição NTFS. Além disso é necessário acesso ao computador com permissões de Administador.

Depois de instalado e configurado ou sempre que o Administador usa o computador, o Windows Steady State "tira uma fotografia" ao sistema e guarda-a no disco. Quando um utilizador "normal" acede ao computador ele nem sequer nota qualquer diferença. Dependendo das configurações, ele pode até (tentar) instalar programas e copiar ficheiros para o computador; contudo quando termina a sessão, o Windows Steady State reverte todas as suas acções e coloca o computador tal e qual como quando o utilizador o encontrou.
Se temos a necessidade de permitir o acesso (para escrita) dos utilizadores, basta que deixemos uma partição não protegida (D:, por exemplo)

É a ferramenta ideal para se ter em computadores que requerem acesso permanente por como em Bibliotecas, salas de aula, portáteis para ceder aos alunos ou professores ou até mesmo em casa.

O programa permite configurações que possibilitam as actualizações do Windows correrem normalmente e não se dá mal com muitos antivírus que andam por aí. E até há algumas pessoas que dizem que este programa até pode acabar com o trabalho do anti-vírus.

Este é mais um dos programas que me faz pensar que o Windows XP ainda está para ficar durante muitos anos...

------
Sítio oficial: www.microsoft.com/windows/products/winfamily/sharedaccess/default.mspx
Downloads: Windows Steady State (pt-BR) | manual de instruções (pt-BR) | versão (beta) 2.5 com suporte para Windows Vista

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.